Lançado pela Sessão Vitrine Petrobras, o filme infantil entra em cartaz nesta quinta-feira com preços acessíveis
PUBLICADO POR LIPE JUSTINO
Foto: Divulgação
Aproveitando o final das férias, no dia 25 de Julho, a SESSÃO VITRINE PETROBRAS lança a animação TECA E TUTI: UMA NOITE NA BIBLIOTECA nos cinemas de todo o Brasil. Produzido no interior de São Paulo, o longa conta a história de Teca, uma traça que se apaixona pelo universo da leitura. Vinda de uma família de traças que devoram livros, a protagonista cresceu comendo livros também. Porém, ao aprender a ler, Teca muda a sua forma de pensar quando entende que além de alimentar seu corpo, os livros também servem para serem lidos e alimentar a alma. Com o seu fiel ácaro de estimação, Tuti, a dupla parte para uma grande aventura na biblioteca.
TECA E TUTI: UMA NOITE NA BIBLIOTECA possui classificação indicativa livre e entra em cartaz 45 salas de cinema das seguintes cidades: Belo Horizonte; Brasília; Campinas; Caxias do Sul; Curitiba; Guarulhos; Guaxupé; Itapetininga; João Pessoa; Jundiaí; Maceió; Manaus; Marília; Natal; Niterói; Poços de Caldas; Porto Alegre; Rio Claro; Rio de Janeiro; Salvador; São Bernardo do Campo; São Carlos; São Luís; São Paulo; Teresina e Vitória.
Dirigido pelo trio Diego M. Doimo, Eduardo Perdido e Tiago Mal, o filme que demorou mais de 10 anos para ser produzido, mistura diferentes técnicas de animação e live action. A maior parte foi feita em stop motion, técnica na qual tudo acontece através de sequências de fotografias, usando bonecos articulados em cenários construídos e montados dentro de um estúdio, como um verdadeiro set de filmagens em miniatura.
CONTINUE APÓS A PUBLICIDADE
O longa ainda conta com canções inéditas e originais de Hélio Ziskind, músico que já compôs temas de programas como “Cocoricó”, “Castelo Rá-Tim-Bum”, “Glub-Glub” e “X-Tudo” e direção de arte de Mateus Rios, ilustrador de livros infantis, como “Ela tem olhos de céu”, de Socorro Acioli, e “Pedro Noite”, de Caio Riter. Com classificação indicativa livre, o longa irá encantar crianças e adultos com uma história emocionante e divertida que valoriza o poder transformador da educação.
TECA E TUTI: UMA NOITE NA BIBLIOTECA é produzido pela Rocambole Produções, criada por ex-alunos do curso de Imagem e Som da UFSCar. O filme tem, como principais patrocinadores, a Petrobras, o BNDES e a SABESP. O Projeto foi realizado através da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e Governo do Estado de São Paulo, com recursos da Lei Paulo Gustavo via Ministério da Cultura e Governo Federal.
Sinopse
A pequena traça Teca vive com sua família e seu fiel ácaro de estimação Tuti numa caixa de costura. O que eles mais gostam é de comer papel, mas quando Teca aprende a ler, percebe que os livros não podem ser comidos, afinal eles guardam as histórias que ela adora. Decididos a resolver um grande mistério, Teca e Tuti partem para a biblioteca, em busca da história mais importante de suas vidas.
Ficha Técnica
Direção: Eduardo Perdido, Tiago MAL e Diego M. Doimo
Produção: Rocambole Produções
Música original: Hélio Ziskind e Ivan Melo
Direção de Arte: Mateus Rios
Direção de fotografia: Carlos Ebert e Tiago MAL
Supervisão de Som: Ana Luiza Pereira
Vozes de: Luy Campos (Teca), Hugo Picchi (Tuti), Cidalia Castro (Tia Lizete), Ítalo Luiz (Léo), Má Zink (Lalica), Nany Assis (Lipe), Graça Cunha (Clarice), Pierre Bittencourt (João Ratão), Tarsila Amorim (Mãe), Hélio Ziskind (Procópio)
Músicas de: Hélio Ziskind e Ivan Rocha
Elenco: Nelma Nunes (Vovó), Micael Gomes Matos (Zico), Rodolfo Bonifácio (bibliotecário)
Sobre os diretores
Eduardo Perdido, Tiago MAL e Diego M. Doimo, são formados em Imagem e Som na UFSCar e desde 2003 dirigem a Rocambole Produções. Ao longo dos anos dedicaram-se a diferentes funções na área do audiovisual, como roteiro, direção, produção e animação de curtas e séries de animação em sua maioria voltadas ao público infanto-juvenil. “Teca e Tuti: Uma Noite na Biblioteca” é o primeiro longa de animação da Rocambole e os três além de dirigir o filme, atuaram em outras funções de destaque como animação, fotografia, produção e roteiro
Comentarios