“As aventuras de Bartolinho na Internet” já está disponível no YouTube Kids; a iniciativa visa acompanhar as crianças e suas famílias na descoberta segura do mundo digital
PUBLICADO POR REDAÇÃO
(Foto: Divulgação)
YouTube Kids e O Reino Infantil se uniram para criar “As aventuras de Bartolinho na Internet”. A série de vídeos, protagonizada por personagens de A Fazenda do Zenón, visa conscientizar sobre a importância de criar hábitos digitais saudáveis desde cedo e promover o desenvolvimento de uma cidadania digital plena, para que meninos e meninas possam explorar seus interesses de forma segura. A série já está disponível no YouTube Kids.
“A iniciativa reforça nosso compromisso em manter a comunidade do YouTube segura e oferecer uma experiência de visualização que atenda aos interesses dos mais pequenos. Com esta série, buscamos trazer conteúdos para toda a família com uma mensagem clara e divertida para ajudar crianças a descobrirem o mundo digital de maneira segura e agradável. Nessa jornada, O Reino Infantil foi um parceiro ideal para nos conectar com as crianças, utilizando personagens que elas adoram”, afirma Clarissa Orberg, head de parcerias para conteúdo infantil, de educação e saúde do YouTube no Brasil.
CONTINUE APÓS A PUBLICIDADE
A série
“As aventuras de Bartolinho na Internet” possui cinco episódios em que Bartolinho, a Vaca Maru e o Lobo Beto, populares personagens de A Fazenda do Zenón, transmitem mensagens, conceitos e conselhos representados em situações cotidianas de forma simples, para que as crianças possam aprender a explorar o mundo digital. Desde evitar compartilhar a receita secreta dos biscoitos de Zenón até não enviar imagens do esconderijo deles, sempre quando o Lobo Beto tenta enganar Bartolinho, ele enfrenta diversas situações e ensina os mais jovens a navegar em um ambiente seguro, com a ajuda e conselhos da Vaca Maru.
“Estamos extremamente orgulhosos de termos sido escolhidos pelo YouTube Kids para transmitir uma mensagem tão valiosa quanto a importância de ensinar as crianças a navegar na internet de forma segura. Escolhemos a série favorita do nosso público, A Fazenda do Zenón, para ser a porta-voz dos melhores conselhos sobre como navegar na internet de forma segura. Estamos muito satisfeitos com o resultado, pois é um conteúdo que ajuda a conectar com o cotidiano e abre espaço para o diálogo entre a criança e sua família. Esperamos que todas as famílias possam desfrutar desse conteúdo tanto quanto nós apreciamos pensar, produzir e torná-lo realidade”, comenta Roberto “Kuky” Pumar, CEO da Leader Entertainment, criador de O Reino Infantil. O canal, na plataforma desde 2014, possui mais de 15 milhões de inscritos e mais de mil vídeos disponíveis.
Para o desenvolvimento dos roteiros, o projeto contou com a orientação de Belén Igarzábal, doutora em Ciências Sociais e pesquisadora da FLACSO Argentina (Faculdade de Ciências Sociais da América Latina), que trouxe uma perspectiva pedagógica desde o início da iniciativa e adaptou os conceitos dos cinco pilares do “Seja Incrível na Internet”, a plataforma do Google que oferece jogos e recursos para ensinar as crianças a explorar o mundo online. Esses pilares se concentram em diferentes conceitos de segurança digital:
Compartilhe com cuidado: promove a conscientização sobre ser cauteloso ao compartilhar informações, tratando as comunicações online como se fossem conversas presenciais. Além disso, enfatiza a importância de não divulgar dados pessoais próprios, de familiares ou amigos.
Não caia em armadilhas: destaca que as pessoas e situações online nem sempre são o que parecem, sendo importante aprender a distinguir o que é real do que é falso.
Proteja seus segredos: foca na importância de proteger informações pessoais e criar senhas suficientemente seguras.
É legal ser gentil: aplica o conceito de "tratar os outros como gostaríamos de ser tratados" em todas as ações online.
Na dúvida, fale com alguém: ressalta a importância de manter um diálogo aberto e de confiança com os adultos responsáveis.
“As ferramentas educativas sobre cidadania digital e segurança online do 'Seja Incrível na Internet' foram traduzidas em conteúdos divertidos e compreensíveis para os mais jovens. A mensagem educativa permeia as histórias da Fazenda do Zenon, com personagens com os quais as crianças têm um vínculo emocional e cotidiano. Assim, de forma divertida, elas podem compreender diferentes situações às quais podem estar expostas. Esses conteúdos, ao apresentar situações onde há conflito ou desconforto, permitem que as crianças compreendam quais riscos existem e como navegar de forma segura, protegendo suas informações pessoais. Os cinco episódios também são uma ferramenta para os adultos, ajudando a gerar espaços de escuta e conversa”, acrescenta Belén Igarzábal.
Mais ferramentas para famílias
O acesso precoce à tecnologia e às redes sociais pode ser um desafio para as famílias; por isso, é importante manter um diálogo aberto desde o início para acompanhar as crianças em seus primeiros passos no mundo digital. Nesse sentido, o YouTube Kids oferece diferentes ferramentas de controle parental para personalizar as experiências digitais de acordo com cada criança. Por exemplo, a função “Temporizador”, que permite limitar o tempo de tela; também é possível bloquear um vídeo ou um canal considerado inadequado e até selecionar manualmente os conteúdos que se deseja disponibilizar, entre outras funcionalidades. Além disso, a plataforma criou um guia de YouTube Kids para pais, reunindo em um só lugar informações úteis sobre como criar um perfil, controles parentais e configurações, entre outros temas.
Sobre o YouTube Kids
O YouTube Kids oferece um ambiente digital mais seguro e divertido para crianças explorarem vídeos educativos e de entretenimento. Com curadoria de conteúdo apropriado para a idade, o aplicativo permite que os pais personalizem a experiência de seus filhos, controlando o tempo de uso e bloqueando vídeos ou canais indesejados. Além de oferecer uma ampla variedade de vídeos populares, o YouTube Kids também destaca produções brasileiras, incluindo desenhos animados, músicas infantis e programas educativos, valorizando a cultura e o idioma local.
Comments